AGBN News





 


Pastor Yousef Nadarkhani escreve carta a cristãos do mundo inteiro

Pastor Yousef Nadarkhani corre o risco de ser executado por apostasia no Irã. Ele escreveu esta carta na prisão em janeiro de 2011, poucos meses depois de receber o veredicto por escrito confirmando sua sentença de morte. O pastor permanece preso em Rasht, sob a ameaça de uma execução que pode acontecer a qualquer momento

Leia abaixo as palavras de perseverança do pastor e lembre-se de interceder por ele.
"Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”.
Portanto, tambem nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos foi proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Hebreus 12:1-2.
Quando alguém compreende a revelação da verdade, essa pessoa estará disposto a compartilhá-la com outras pessoas e com as gerações futuras. Somos gratos às pessoas que, no passado, lutaram pela Verdade, que nos permitem ter acesso a esta gloriosa revelação de Jesus Cristo. Esses crentes entenderam a riqueza e a beleza da revelação, e estavam prontos para lutar a fim de passar adiante o fruto da revelação.
Como podemos dar frutos semelhantes para a vida eterna? Depende esolhas que fizermos. Primeiro temos que fechar os ouvidos para a voz das trevas, como está escrito no salmo primeiro: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmo 1:1.
A segunda coisa é abrir os nossos ouvidos à voz do Espírito falando através da Palavra de Deus, como está escrito: Mas o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1:2.
O fruto da A comunhão com o Senhor através da Sua Palavra Vivificante é o que garante a estabilidade nesta vida e impacta a vida de outros gerando frutos eternos, como dizem as Escrituras: E ele será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmo 01:03.

"Um passo de fé"
Muitas pessoas admiram Jesus como um modelo único a ser seguido por gerações, muitos gostariam de imitá-lo. Jesus não veio para ser apenas admirado, mas nos trouxe um modelo perfeito a ser seguido. Se queremos ser como Ele, precisamos dar um passo de fé, como Pedro. Quando Pedro viu o seu Senhor andando sobre o mar furioso, ele pediu para ir ao encontro de Jesus sobre as águas. Então Jesus disse: "Vem!".
Todos quanto escolheram seguir o Senhor, de alguma forma ouviram antes uma ordem D’ele, dizendo: "Vem!" Uma ordem que implica um passo de fé. Como é evidente nas Escrituras, aquilo que somos capazes de ver não é fé. A fé é bíblicamente definida como: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Temos que dar um passo de fé "apesar das dificuldades" ", a fim de experimentar o poder de Deus. Mas precisamos lembrar que tudo deve ser feito de acordo com a Palavra de Deus. Pedro não experimentou a possibilidade de andar sobre as águas porque ele simplesmente decidiu abandonar o barco, mas por causa da Palavra, da Ordem do Senhor. A Palavra de Deus nos diz que "deveremos passar por dificuldades" e desonra por causa do Seu Nome. A nossa fé não será genuina se ignorarmos estas palavras, se não manifestarmos a paciência do Senhor em nossos sofrimentos. Qualquer um que ignora-las será envergonhado naquele dia.
É bom lembrar que muitas vezes o passo de fé nos coloca diante de algumas dificuldades. Assim como a Palavra levou os filhos de Israel a sair do Egito e os colocou diante de um obstaculo chamado Mar Vermelho. Essas  dificuldade se colocam entre as promessas de Deus e cumprimento delas e servem para desafiar e fortalecer a nossa fé. Os crentes devem aceitar esses desafios como uma parte de sua caminhada espiritual. O Filho foi desafiado no Calvário, no caminho mais difícil, como está escrito nas Escrituras: "Durante os dias de vuda na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão; Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu ". Hebreus 5:7-8.
O clamor "Eli, Eli, lamá sabactâni?" É suficiente para expressar os sofrimentos de nosso Senhor no Calvário. Por trás desse pedido de socorro, podemos identificar a grande fé que o levou a aceitar a vontade do Pai. Sim, Ele sabia que Deus não permitiria que "seu Santo sofresse decomposição”, e que, em três dias, ele ressuscitaria  dentre os mortos. Além do poder da morte, o Senhor enxergou o poder da ressurreição vitoriosa.
Eu não preciso escrever mais nada sobre a base da fé. Lembremo-nos que indenpendente de momentos bons ou ruins, apenas três coisas permanecem: a Fé, a Esperança e o Amor. É importante para os cristãos se certificarem que tipo de fé, esperança e amor permanecerão. Somente o que recebemos de acordo com a Palavra permanecerá para sempre. Eu quero encoraja-lo a viver de forma digna do chamado da Santa Palavra. Permitam irmãos, vocês que são herdeiros da glória de Cristo, serem exemplos para outros, a fim de ser um testemunho do poder de Cristo para o mundo.
Peço-lhes que vivam segundo a Palavra de Deus, a fim de rejeitar as ações das trevas que geram dúvidas em seus corações. A verdadeira vitória que elimina as dúvidas, vem pelo ouvir a Palavra de Deus com fé.
Somente uma igreja baseada nos ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo subexistirá, longe do auxilio e da proteção da Palavra de Deus o devorador o destrurá.

“Vamos dar um Testemunho Santo. "

Seu irmão em Cristo,
Youcef Nadarkhani

Fontes: http://www.portasabertas.org.br - Christian Solidarity Worldwide (CSW)
TraduçãoMarcelo Peixoto
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

ECO

Evangelização com objetos

A Evangelização Com Objetos é um excelente recurso para evangelizar esta geração tão visual e tão inquieta. Mas não é um recurso novo. Os antigos profetas já usavam objetos diversos para demonstrar sua mensagem e fazer com que as pessoas compreendessem melhor e se lembrassem mais. Jesus usou fartamente os objetos do dia-a-dia para ilustrar sua mensagem, e, hoje, cada vez que partimos o pão ou tomamos do cálice nos lembramos que fazemos parte do corpo de Cristo, porque fomos purificados pelo sangue que Ele derramou. Prepare-se para usar este excelente recurso, você também.
1. Preparando a ECO
Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”. 2Tm 2:15
1.1. Considere seu propósito: Como evangelista, o que você deseja fazer? Qual caminho você quer trilhar? Isso determinará o que você vai fazer. Não é raro que os evangelistas se percam em discussões sem sentido, joguem conversa fora por horas, sem produzir frutos. Isso acontece porque o propósito do ministério não está claro para eles. Nós não fomos chamados para discutir, para vencer guerras de palavras, para defender uma igreja ou algum costume ou doutrina distintiva ou para entreter as pessoas. Nós fomos chamados para pescar homens e mulheres para Cristo. Um pescador entende bem qual o seu propósito. Ele diz a si mesmo: “Vim aqui para pescar”. Então olha no cesto, na ponta da vara e, se não há peixes ali, ele avalia seus métodos, os recursos que está utilizando e até mesmo o lago em que está pescando. Conforme o que vê, adapta tudo para fisgar os peixes que possam haver ali. O pescador de pessoas age da mesma forma, e em tudo isso conta com a instrução do Senhor Jesus, para lançar as redes conforme Ele diz! Enquanto estiver pescando com a evangelização por objetos, mantenha a atenção no propósito de todo pescador: fisgar mais peixes!
1.2. Considere a pessoa à sua frente: Quantos anos esta pessoa tem? Qual sua experiência de vida? O que ela conhece sobre Deus? Quais são suas dúvidas, angústias e temores? Quais são os problemas pelos quais passa essa pessoa? Em que ambiente ela vive, como é seu dia-a-dia? Quais são os seus relacionamentos? Qual é o principal pecado entre tal pessoa e Deus? A melhor forma de conhecer uma pessoa é ouvi-la, e elas querem falar! Haja em sua boca a pergunta que Jesus sempre fazia: o que queres que eu te faça? Ou como costumamos dizer: Em que posso lhe ajudar?
1.3. Estabeleça um objetivo: Não tente ensinar toda a Bíblia em um só dia a uma pessoa. Isso pode ser totalmente ineficaz. Sabendo qual é o seu propósito e quem é a pessoa à sua frente, sob a direção do Espírito Santo, escolha uma verdade espiritual que ela precise aprender com mais urgência. Se você identificou um pecado que impede a comunhão dessa pessoa com Deus, possivelmente é aí que você deve concentrar toda sua força, para mudar atitudes produzindo verdadeira transformação e crescimento espiritual. Certamente, quando você pensa em uma verdade espiritual, você se lembra do texto bíblico que a fundamenta. Leia várias vezes o texto bíblico, esteja certo de compreender como funciona a verdade espiritual que você quer ensinar, e prepare-se para alicerçar seu ensino nas Escrituras Sagradas, porque são elas que têm poder para libertar e transformar vidas.
1.4. Procure um objeto no ambiente: Há algumas características que esse objeto
precisa ter: 1) Deve ser algo que a pessoa sempre utiliza, sabe como funciona e vê freqüentemente; 2) Deve ser algo cujo funcionamento ou uso tem uma clara semelhança com o funcionamento da verdade espiritual, conforme você estudou no texto bíblico; 3) Deve ser algo livre de idéias pejorativas, associações imorais, ou características muito fortes que possam transmitir uma mensagem diferente daquela que você quer ensinar; 4) Se for algo que você puder pegar e manusear diante das pessoas que você está ensinando, é muito melhor; 5) Certifique-se de que o objeto está nas condições que você deseja, e funcionando apropriadamente.
2. Apresentando a ECO.
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”. 2Tm 4:2
2.1. Estabeleça o ponto a ser tratado: Se o pecado não fica claro, se o discípulo não reconhece o mau que precisa ser eliminado, a área em que precisa ser transformado, todo o esforço se torna inútil. Neste momento, o conhecimento obtido sobre a pessoa pode ser útil. Fale das coisas como elas acontecem, dos fatos do dia-a-dia, e classifique-os claramente como erro e como pecado. Aponte firmemente a área em que é necessária transformação. Não deixe dúvidas sobre o ponto a ser tratado, nem sobre a posição bíblica no assunto.
2.2. Apresente o objeto: Enfatize apenas os aspectos que interessam, e chame a atenção dos sentidos das pessoas para tais aspectos: Vejam! Ouçam! Sintam! Você também pode interagir com o objeto que está usando, conver-sando com ele, tratando-o como se fosse gente, compondo uma pequena história para o objeto. Use a criatividade, porque esse tipo de interação valoriza o objeto e, portanto, fortalece a lição que será ensinada.
2.3. Ensine a verdade espiritual: Aproveite o funcionamento do objeto para explicar a verdade espiritual. Faça-o com tanta intensidade que todas as vezes que o discípulo vir o mesmo objeto ele se lembre da verdade espiritual que foi explicada.
2.4. Fundamente biblicamente seu ensino: A nossa palavra não pode salvar ninguém, já o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo o que crê. Então apresente um texto bíblico curto, fácil de lembrar, que fundamente tudo o que você está ensinando, e, na medida do necessário, explique este texto, mantendo a associação entre o objeto e o texto que expressa a verdade espiritual ensinada. Que as pessoas saibam que você está ensinando o que dizem as Escrituras.
2.5. Faça um apelo à mudança: O Evangelho é pregado para o arre-pendimento, isto é, a mudança de pensamento, sentimentos e atitudes “metanóia”. Assim, o ensino deve ser concluído com um apelo bem claro e definido para o discípulo deixar uma determinada atitude e adotar uma nova. Sempre dizemos na AMME que evangelizar é tornar conforme o Evangelho, portanto, só evangelizamos quando o discípulo muda de uma atitude que é contrária ao Evangelho para viver de acordo com o que está nas Escrituras.
3. Advertências
Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” 2Tm 4:5
3.1. Evite partir do objeto: Depois que alcançamos alguma prática na evangelização com objetos corremos o risco da inversão. Começamos a achar que este ou aquele objeto daria uma ótima mensagem, e procuramos um significado ou aplicação que se encaixe no objeto. Isso nos afasta da Palavra de Deus, e da verdadeira evangelização. Outras vezes, começamos a procurar significados na verdade espiritual que queremos ensinar, que sejam paralelos a determinadas características do objeto. Por exemplo: se a Bíblia é uma espada (v. Ref.), que parte dela é o cabo? Que parte dela é a lâmina, ou a bainha? Procurar outros significados para completar a ilustração da espada nos levaria a criar heresias e a dizer coisas que a Palavra de Deus não está dizendo.
Coloque antes a verdade espiritual a ser ensinada e compreenda o texto bíblico em que ela está fundamentada. Somente depois escolha o objeto, e utilize apenas o aspecto relevante.
3.2. Não ignore as pessoas: Quem diz o que quer, ouve o que não quer. Este
ditado tão conhecido costuma ser verdade também na evangelização. Quando nos concentramos na “arte de evangelizar” e esquecemos as pessoas, o resultado final é pobre e insatisfatório. Devemos evangelizar porque amamos o próximo como a nós mesmos. Fazendo assim, nossa mensagem será sempre uma que oriente a pessoa para a libertação e para a salvação. Conheça a pessoa com quem você está falando, dirija a ela uma mensagem cheia de amor e interesse por sua salvação e bem-estar.
3.3. Evite as complexidades: A evangelização com objetos deve facilitar, não
complicar. Evite usar idéias complexas, que tomem muito tempo, que exijam muito manuseio e demonstrações. Primeiro porque quanto mais complexa a aplicação, tanto maior a probabilidade de dar alguma coisa errada e frustrar a apresentação. Segundo porque muita complexidade pode atrair mais atenção para o objeto do que para a mensagem, ou a atenção do discípulo pode se perder antes da demonstração do objeto indicar a mensagem que se quer transmitir.
3.4. Cuidados com assistências maiores: Apresentar objetos para uma pessoa não é a mesma coisa que apresentar para cem pessoas. Além dos desafios comuns que o evangelista enfrenta ao falar para uma assistência maior, a evangelização com objetos exige cuidado, principalmente no que se refere ao uso do próprio objeto. Verifique se todos poderão ver perfeitamente o objeto e seu funcionamento. Certifique-se de que tocar ou manusear o objeto não seja determinante para a aplicação se nem todos os participantes tiverem a oportunidade de fazê-lo.
3.5. Evite perguntas das quais não saiba a resposta: Perguntas inesperadas
podem dificultar extremamente o trabalho do evangelista, principalmente quando está fazendo uma apresentação para um grupo maior. Cuidado também ao escolher pessoas para participar de uma demonstração. No caso de crianças, tenha cuidado de que a criança escolhida seja capaz de fazer o que se espera que faça. Se escolher um adolescente, tenha certeza de que seja um que não aja inesperadamente. Ao trabalhar com adultos, tenha cuidado com os “especialistas” que querem demonstrar seu conhecimento sobre o assunto e roubar a cena.
3.6. Prepare-se para imprevistos: Espere encontrar alguns engraçadinhos e
pessoas “do contra” em todo grupo para o qual você ministrar. Comumente são pessoas que compensam seus problemas de auto-estima chamando atenção para si mesmas. É preciso alguma prática para lidar com essas pessoas, mas a auto-estima do próprio evangelista é decisiva para que não se deixe perturbar pelas interferências dessas pessoas. A mesma auto-estima do evangelista também será necessária para contornar outras situações inesperadas, como objetos que não funcionam, participantes que não se comportam como revisto, sistema de som, iluminação, enfim, há tantas coisas envolvidas. Um bom planejamento pode não controlar todos esses detalhes, mas certamente vai diminuir bastante a possibilidade das coisas funcionarem mal.
Fonte: evangelizabrasil.com


Veja um exemplo de uma ECO
  Um estouro de ideia
 
Uma ideia criativa de como usar a ciência para anunciar uma verdade espiritual que pode mudar a vida de muitos adolescentes e jovens que você conhece.
Acompanhe-me nos passos a seguir para a preparação e apresentação dessa evangelização com objeto, a partir daqui chamada de “ECO”.
1. Preparação:
-Considere seu propósito: A evangelização
- Leve em conta o seu público: Adolescentes e jovens 12 a 18 anos
- Estabeleça um objetivo: A verdade bíblica é Pv 15.22 “Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso” (faça um estudo profundo do texto)
- Procure os objetos: Duas bexigas da mesma cor, um isqueiro e água
2. Apresentação:
- Estabeleça o ponto a ser tratado: Por que muitas coisas dão errado em nossa vida? Quando planejamos algo e isso não dá certo, por que isso acontece? Tantos amigos em situações tão complicadas, como doentes por causa de drogas ou por praticarem sexo na hora errada, presos por irem no embalo de outros, enfim, tantas decisões erradas frustram e entristecem. Vou mostar por que isso ocorre.
- Apresente o objeto: Proponho um desafio. Tenho em minha mão duas bexigas da mesma cor e feita do mesmo material, notem que elas são diferentes, por quê? (Devem responder que é porque uma está cheia de ar e outra cheia de água. Após a resposta, você então propõe o desafio). Que acontece se eu pegar um isqueiro e acender bem embaixo dessa bexiga? (a de ar) Que acontece? (respondem que vai estourar, então você continua). Vamos ver (a bexiga estoura). Pois bem, o que acontece então se acender esse isqueiro embaixo dessa bexiga? (a de água) Que acontece? (Alguns sabem a resposta, mas no momento é gerada uma dúvida). Que acontece? Nada? Por que a bexiga não estoura? (Todos ficam espantados).
- Ensine a verdade espiritual: Por que muitas coisas dão errado em nossas vidas, foi essa a pergunta, certo? Viram a resposta? A bexiga que estourou com o fogo pode representar as frustrações e as coisas que dão errado, não tinha nada dentro dela que resistisse ao fogo da vida
- Fundamento bíblico: Deixe-me falar de um provérbio (nesse momento você ensina sobre provérbios 15.22 que você estudou na preparação)
- Faça um apelo: E a bexiga que não estourou? Por quê? (explique o fenômeno físico: a água que está dentro da bexiga absorve o calor do fogo mais rápido que o plástico da bexiga e ela não estoura) Agora gostaria de saber com que você se assemelha. Se está cheio de conselheiros, ou não, está vazio e sem nenhum conselheiro (faça o apelo baseado no que o texto está querendo, que é mostrar a importância dos conselhos e de muitos conselheiros para que os planos deem certo). Você tem uma interessante ECO para afetar adolescentes e jovens no processo decisório.
Este artigo foi extraído da Revista Evangelizar, Edição 15.
A Revista Evangelizar é a primeira revista especializada em assuntos de evangelização. A cada mês você encontra ferramentas práticas para evangelizar crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e ajude-nos a ter um site mais interativo